Vivendo há 4 meses aqui já percebi como algumas "coisas" e pessoas funcionam por aqui. Todo lugar que você vai ou acessa na internet tem formulários pra preencher e sempre irão te perguntar sobre sua etnia. Ou você é branco, negro, asiático, latino ou "outros". Lembrando que se você não é branco, você faz parte da minoria étnica.
O conceito de raças é tão definido que você percebe na fala das pessoas, e se você não é americano, provavelmente isso pode te incomodar e você vai sentir um "ar de preconceito", o que na maioria das vezes não é a intenção (pelo menos é o que meu marido "tenta" me fazer entender e é o que eu "tento" colocar na minha mente, pra não me sentir a pior das criaturas), mas isso vem da forma como a historia deles levou as pessoas a serem tão divididas.
Mini crise de identidade por não saber exatamente como me definir: MODE ON!
Um dia estava num posto de gasolina e ao entrar na loja de conveniência um rapaz me joga um "hola, señorita"...deduzindo ele que eu sou mexicana! Isso me deu nos nervos e respondi em português, só pra ele ficar confuso. Outro dia no mesmo lugar...estou eu andando com meu marido (que é americano...e esta na cara dele que ele é americano) e um senhor de idade passa por nos e fala alguma coisa em espanhol, de novo! Eu nem quero imaginar o que ele falou... meu marido riu...e disse: "acho que ele falou com você e acha que é mexicana".
Não se assuste quando ouvir americanos se referirem a outras pessoas pela etnia dela, como por exemplo: "o meu vizinho latino", "minha professora negra" ou "meu amigo asiático". Soa tão normal pra eles...mas quando eu escuto eles falando de "black people" eu me sinto, sinceramente falando, com vergonha alheia.
**Pra deixar bem claro pra quem vier com mimimi: Isso não acontece em todo lugar. Não vamos generalizar.**
Algumas pessoas nos EUA consideram o brasileiro como hispânico.
(Só Que Não, né Juvenal!)
Oficialmente falando, os brasileiros não são considerados nem hispânicos nem latinos (por exemplo, os censos realizados aqui não classificam brasileiros em nenhuma dessas duas categorias) porque para o governo americano hispânicos são as pessoas nascidas ou descendentes de países de origem ou cultura espanhola, o que não é o caso dos brasileiros.
Já informalmente, brasileiros nos EUA são erroneamente classificados como hispânicos, mas podem corretamente classificar a si mesmos como “latinos”. Você percebe que existe muita controvérsia principalmente a respeito dos termos “latino” e “hispânico” usados aqui nos EUA como se fosse sinonimos. Mas, impropriamente os americanos se confundem com os termos e acham que hispânicos e latinos são a mesma coisa, e não são!
Brasileiro não é hispânico porque não somos descendentes de espanhóis e tampouco falamos a língua espanhola, mas somos latinos porque nascemos na América Latina e tambem porque o Português é um idioma derivado do Latim. Porém tem muita gente que não sabe que nosso idioma é o português.
No fundo não gosto de ser chamada de latina, pelo fato deles acharem que latinos são todos mexicanos, cubanos ou porto-riquenhos (dependendo de qual estado você viva)...e principalmente por acharem que falo espanhol, o que não vai acontecer...pois, sei menos espanhol que inglês.
No inicio, quando alguém te confunde com pessoas que falam espanhol soa ate engraçado, mas depois bate aquela revolta interna. Já pensei em estampar numa camisa: "I'M NOT MEXICAN and I don't speak Spanish" e "I'm Brazilian and I speak Portuguese" atrás da camisa. Meu marido já veio me falar que sabe o quanto eu tenho orgulho de ser brasileira, mas que não preciso me preocupar com o que o outros acham de mim ou todos estes afins, mas ainda quero fazer a camiseta =D
Se você estiver preenchendo um formulário, você pode responder “White” or “Black” não importa a sua nacionalidade. Mas e se eu não me considero, nem branca ou negra, o que fazer? Ta ai o meu dilema...não sou branca, nem negra (pelo menos não me considero) e eles não me dão a opção "parda', como no Brasil...então o que eu faço?
Pra não me estressar por essas questões estúpidas, apenas concordo em ser "latina" no meu formulário. E fim de papo!