terça-feira, 25 de novembro de 2014

Thanksgiving e o Black Friday

Um dos feriados mais tradicionais e genuinamente americanos do ano é o Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Um feriado tão, ou até mesmo mais importante que o Natal. Um dia especial para celebrar a “fartura” de comida na companhia da família e amigos e que simboliza o início oficial das festas de final de ano.

Além disso, em várias cidades americanas acontecem as paradas de Thanksgiving, sendo a mais famosa de todas a Macy’s Thanksgiving Parade em New York. Uma tradição que iniciou-se em 1924 e teve os primeiros balões marca registrada da parada em 1927.




Nesta data também é costumeiro se oferecer alimentos aos menos favorecidos. A maioria das comunidades têm postos de coleta de alimentos que recolhem alimentos não perecíveis, alimentos embalados e enlatados, e muitas empresas patrocinam as distribuições de caridade dos alimentos básicos e jantares de Ação de Graças. Até mesmo o presidente e sua família participa.
Uma tradição curiosa que acontece todos os anos em Washington é o fato de pelo menos um entre dois perus, ser poupado de virar o jantar graças a um indulto presidencial. Uma tradição de longa data a qual acredita-se ter originado com presidente Harry Truman.

O Thanksgiving também é considerado pelo comércio como a bandeirada inicial da Estação das Compras de Final do Ano. Tanto que amanhã dia seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças acontece a tão famosa Black Friday. Considerada a melhor liquidação do Ano nos EUA. E um termômetro da economia do país. 

Black Friday
O dia seguinte ao de Ação de Graças também é folga na grande maioria das escolas e organizações norte-americanas, e é o principal dia de compras em todo o país. Conhecida pelo nome de Black Friday (Sexta-Feira Negra), ela marca tradicionalmente o início da temporada de compras natalinas. As lojas do país criam diferentes promoções e abaixam os preços de seus produtos significativamente – as mais procuradas são as de aparelhos eletrônicos. Redes como Best Buy e Walmart abrem as suas portas à meia noite e funcionam madrugada adentro atendendo ao público. É comum ver pessoas formando filas na porta de lojas de eletrônicos alguns dias antes da Black Friday. Esta tradição de promoções no término de novembro se espalhou pelo mundo e até mesmo o comércio brasileiro (principalmente o e-commerce) aderiu ao evento e abaixa relativamente o preço de alguns produtos. 

Enfim um Happy Thanksgiving para todos!!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A origem do Thanksgiving

O feriado de Thanksving (“Ação de Graças”) foi proclamado pelo presidente Abraham Lincoln em 1863, durante a Guerra Civil. O presidente pedia na declaração que o país refletisse nesse dia, e que todos rezassem pelas pessoas que foram afetadas pela guerra civil que atingiu os Estados Unidos entre 1861 e 1865. No entanto, a origem da celebração de Ação de Graças vem muito antes da guerra civil, sendo o primeiro Thanksgiving realizado no ano de 1621.


Mayflower

Em setembro de 1620, o navio Mayflower deixou a Inglaterra com 102 passageiros a bordo. Esses passageiros, hoje conhecidos como peregrinos, tinham como destino os Estados Unidos, o “Novo Mundo” que lhes permitiriam praticar as suas crenças livremente, sem a perseguição que sofriam no Reino Unido. A viagem pelo Atlântico durou mais de três meses, e os peregrinos chegaram ao seu destino final no meio de um inverno muito rigoroso.
Por causa do frio extremo, os peregrinos resolveram morar no barco até que a estação terminasse, mas as condições em que viviam eram terríveis. Durante aquele inverno, metade da tripulação do Mayflower não sobreviveu ao escorbuto, às doenças contagiosas e ao frio que acometeu o grupo. 

Em março, os peregrinos sobreviventes finalmente se mudaram para a terra firme, e lá receberam a visita surpreendente do índio Squanto, da tribo Pawtuxet. Squanto falava inglês fluente, pois havia sido sequestrado por um capitão inglês e vendido como escravo, antes de fugir e voltar para sua terra natal em uma expedição exploratória.
O nativo trouxe a salvação ao grupo de peregrinos - ainda enfraquecidos devido ao inverno brutal. Squanto os ensinou como cultivar frutos que cresciam na América, como pescar e como encontrar comida nas florestas. Ele também ajudou os colonos a criar uma aliança com os Wampanoag, uma tribo local. Essa aliança perdurou por mais de 50 anos e foi uma das únicas convivências harmoniosas entre colonos e nativos.

Origens do Thanksgiving

No outono de 1621, os peregrinos colheram com sucesso a sua primeira safra de milho, feijão e abóbora. Os colonos organizaram uma grande festa em novembro daquele ano para celebrar o ótimo resultado que tiveram na plantação. A celebração - hoje conhecida como o primeiro Thanksgiving - representava o agradecimento a Deus por tê-los guiado durante aquele ano, e marcava a apreciação que os peregrinos tinham a ajuda oferecida pelos índios. A festa durou três dias, e foi celebrada pelos colonos e também pelos nativos, que foram maioria no evento. O banquete histórico foi preparado com tradicionais temperos indígenas, e ofereceu peixes, frutas, milho, feijão e muito mais. Até hoje não se sabe se o famoso peru foi realmente servido na primeira festa de Ação de Graças.


Obtendo ainda mais êxito nos anos que vieram, os peregrinos continuaram a tradição da Thanksgiving, sempre agradecendo a Deus pelo sucesso e graças atendidas. No decorrer dos anos, essa tradição se enraizou na sociedade americana, e hoje faz parte da cultura dos Estados Unidos, sendo um feriado tão importante quanto o Natal. Além de ser uma oportunidade de refletir por todas as benções alcançadas, essa data também é vista como um feriado que deve ser celebrado em família.

mauoscar.com
ciabrasilatlanta.com